O Condomí­nio   Infra-Estrutura   Telefones Úteis   Esportes   Fale Conosco   Agenda do Salão  
Galeria de Fotos -  
Localização -  
O Condomí­nio

O Condomínio Paragem dos Verdes Campos, carinhosamente conhecido como “PARAGEM”, é fruto de um acidente geográfico. Quando a Free-way dividiu uma propriedade privada, até então usada para exploração agrícola, deixando na margem direita área remanescente de aproximadamente 150 ha. Em 1985, a visão comercial dos proprietários decidiu modificar o perfil econômico da área, dividindo-a em 731 (setecentos e trinta e uma) unidades autônomas, dotando-as da infra-estrutura correspondente e qualificando-a com equipamentos de lazer e segurança. Os primeiros proprietários reuniram-se em associação e sob a liderança da empreendedora formalizavam as relações condominiais, edificavam suas propriedades e às usavam como sítios de lazer.

O primeiro comprador contrato nº 1, foi o Sr. Herconides Rubleski, que em 1986 adquiriu o módulo 103. O primeiro a construir foi o condômino Gilberto Chies do módulo 60, no ano de 1987. Os primeiros moradores efetivos da “Paragem” foram os proprietários dos módulos 46, via das Acácias, logo após a via das Orquídeas. Veio para cá em 1988 e a quem rendemos nossas homenagens.


Em 1995, com aprovação da Convenção Condominial, registro formal das unidades condominiais e obtenção do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ, adquiriu personalidade jurídica, passando a atuar como condomínio independente e autônomo.

Algumas obras de infra-estrutura foram financiadas pelos condôminos em parceria com a empreendedora, especialmente o acesso por via asfaltada, linhas telefônicas, melhoramentos na segurança e áreas de lazer, que ao longo do tempo despertaram interesse dos então proprietários em edificar nas suas unidades condominiais e ao mesmo tempo, ativaram a comercialização.
  O Informativo “Paragem News” nº 4, de abril de 1998, anunciava na chamada de capa “O novo perfil da paragem”, fazendo referências a melhorias no sistema de água, conclusão do prédio de apoio à segurança e início das obras do novo salão de festas e restaurante. Em 1999 já havia 394 (trezentos e noventa e quatro) condôminos, 185 (cento e oitenta e cinco) casas construídas e 85 (oitenta e cinco) famílias residentes, passando por uma metamorfose física, cultural e filosófica. Adquiriu perfil de condomínio residencial com características singulares no contexto estadual. Outro fator, também acidental, mas de grande importância para a divulgação de nosso condomínio, foi a instalação em 1998 da montadora General Motors, colocando-o na mídia estadual e nacional como um dos melhores lugares para morar.


No final de agosto de 2004, éramos 525 (quinhentos e vinte e cinco) condôminos, 365 (trezentos e sessenta e cinco) edificações e 224 (duzentos e vinte e quatro) famílias residentes, além de 43 (quarenta e três) obras em andamento, firmando-se, neste cenário, como o maior condomínio horizontal fechado do estado, destinado ao uso residencial.

A população, embora heterogênea, demonstra força e união, realizando obras de infra-estrutura de grande utilidade comunitária e valor econômico. A primeira grande mobilização em favor de um empreendimento coletivo ocorreu em 1996 quando a estrada de acesso ao condomínio pela parada 100 da RS-30, numa extensão de 2.350 metros, foi asfaltada em parceria com a Prefeitura Municipal de Gravataí e Empreendedora Pery M. Coelho Empreendimentos Imobiliários Ltda. Em 1997, teve início a construção do novo salão de festas e restaurante, com área construída de 550 m2 , cuja conclusão ocorreu em 1998. No ano de 2000 foi iniciada a rede telefônica, permitindo a destinação de uma linha para cada unidade condominial.. Finalmente, em 2003 teve início a tão sonhada pavimentação das vias, cuja conclusão ocorreu em outubro de 2006. Uma obra gigantesca, que pavimentou mais de 13 Km de vias, com investimento superior a R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais)  e que definitivamente consolidou a idéia de que a coletividade unida é capaz de realizar grandes obras.

Em 2008 mais duas grandes conquistas: 1º) Depois de um demorado e criterioso processo o Condominio Paragem dos Verdes Campos obteve em Fevereiro de 2008, a certificação na norma internacional ISO 9001:2000, depois de auditoria externa realizada pela empresa BSI Management Systems. Não temos conhecimento de outro condominio no Rio Grande do Sul que possua esta certificação. 2º) Em junho de 2008, concluimos mais uma grande obra: a construção e automação de uma nova portaria de acesso. Moderna, bonita, operacional e com câmeras, sistema de controla de acesso, tornando-se mais um cartão postal do Condominio. Não sabemos ainda o que virá depois, porém após tantas realizações, ficamos com uma certeza: "Aqui no Paragem, querer é poder!".

 

 

 
Copyright © 2008 Côndominio Paragem dos Verdes Campos. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Administrar